quarta-feira, agosto 31, 2011

✽ Inspiração é canção perfeita

Não é à toa que na poesia grega louva-se tanto as "musas" inspiradoras que sussurram as histórias épicas ao pé do ouvido do autor. Valimento nenhum tem o que escreve, pois apenas transcreve o que lhe cantaram as musas. Seu único mérito está em ser íntimo dessas criaturas, capaz de ouvir e decifrar o que lhe dizem sobre o mundo e os homens.
É verdade, estudei na faculdade.

O que quero dizer é, não é ao acaso que, na criação dos homens, são chamadas deusas aquelas que provêm a inspiração. Essa aí, lhe digo, é uma das mais traiçoeiras parceiras do poeta. Quando chega a ele sem reservas, não há limites, ou melhor, não há abismos entre o que se quer dizer no canto fértil da mente e o que se concretiza na linguagem. Quando dançam ela e o poeta, luz se dá num maior elo de perfeição literária - a substância e seu nome no mundo. Não há maior nível de sincronia que este na vida.

Mas como disse, a inspiração é traiçoeira, vem quando quer e sai como quiser. Não se pode dominá-la, pois se tentar fazê-lo ela vai-se embora de vez e se transforma em dor de cabeça. E não queira orquestrar as letras sem canção, porque é isso que a inspiração é: canção perfeita. Mas o problema é que ela é canção perfeita no vácuo, no mundo, em algum lugar no cosmo, vista e sonada mas que ninguém viu nem ouviu. Captura a perfeição quem valsa com essa dama.

Ao que resta ao poeta aproveitar cada corrente de influxo criativo que lhe surge pelas vias do processo produtivo. Não sobram-lhe muitas opções além de lançar-se à resignação. Ele vive na conformidade de saber que a inspiração por vezes lhe trairá.
Não se importa, na verdade, porque até a deslealdade das musas vira matéria de sua composição. Viva a metapoesia.

4 comentários:

  1. Muito lindo o texto, Laura! Você realmente escreve muito bem! Seu pai, como poeta e jornalista que era, iria adorar ler os seus textos e ficaria muito orgulhoso da filha.
    A inspiração é bastante importante para quem escreve e ela está no interior de cada um. Sentimentos contraditórios invadem a alma de todo poeta e às vezes é difícil saber lidar com eles, driblá-los até! Mas, como todo bom poeta, você saberá aproveitar cada "corrente de influxo criativo" que lhe surgir.
    E se a inspiração lhe trair, faça dessa traição uma inspiração a mais para seus textos poéticos.
    Um forte abraço dessa tia que a admira muito. Marta Angélica

    ResponderExcluir
  2. Poesia em prosa! Lindo!! Noto que você, pelo visto, tem uma musa bem bacana, né? Que sorte, a minha está de-mal comigo faz tempo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, e eu posso servir de prova de que é verdade tudo isso que você disse. Também aprendi na faculdade, com o mesmo professor, aliás :x! uhsushuss.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou! :)

    Mas sabe, para atrair a musa é preciso delicadeza, tem que chamá-la com sussurro manso e cauteloso... assim, como se tivesse risco de morte no romper da brandura.
    É um flerte, dê uma chance à sua! (e me chame pra ver o resultado).

    ResponderExcluir