sexta-feira, julho 20, 2012

✽ Estranha de Mim

Não sou tão delicada quanto pareço.
Bom, eu nem sei o que pareço. Não sei exatamente o que aparento ser; quase ninguém sabe. Ninguém sabe a rigor o que se é para os outros. Talvez seja essa uma longa e doída traição do ser: passar a vida toda achando que se transmite ser algo que não é o que os outros vêem em você. O alguém que você acha que é não é o alguém que os outros te veem ser. Eu sei, estou complicando um pouco, mas o que estou dizendo é que -
Nunca se sabe ao certo a impressão que a gente causa nos outros; não se sabe quem a gente é, em todos os efeitos, pro outro;
É o ponto de vista de fora, externo, que a gente nunca tem de si mesmo. Desde cedo a gente estranha o reflexo no espelho, a própria voz no gravador, os ângulos das fotografias, os vídeos caseiros. Não nos é comum nos assistirmos de fora; não vemos a nós mesmos da perspectiva externa. Quem é esse eu simultâneo a mim? - pensamos ao nos observar num vídeo.
De todos os estranhos, sou-me a maior.

Por isso afirmo, não sou delicada como pareço ser; se é que pareço ser. Não sei o que pareço, não estou externa a mim pra me assistir vivendo - repito -, apesar de ter desejado muito e até feito figa pra que isso acontecesse. Mas nunca saí do corpo. Estou tão perto de mim que não consigo ver; sou vítima de minha própria internalidade. Não sou plateia de mim. Posso até estimar, mas não sei ao certo o que transmito; eu vejo e observo às minúcias todo mundo mas não posso fazer o mesmo comigo. Que ingrato!

Mas pensando bem,
[pensar bem nos salva a alma]
acho que graças a Deus não me estou de fora a me observar. Seria uma desilusão tremenda as descobertas que faria. Prefiro mesmo é ficar nesse estado meio desavisado, irrefletido, convencido de que eu sou eu de um jeito só por dentro e por fora. Talvez se eu me visse não teria tanta coragem de advogar pelas minhas próprias causas; a gente é sempre tão mais elegante e descolado na nossa própria cabeça. Deus abençõe minha alucinação. Penso que prefiro mesmo permanecer nessa miragem pessoal.

Mas o que estava dizendo (meu Deus! que distração!) é que não sou tão delicada quanto eu estimativamente acredito parecer. Às vezes me falta mesmo é paciência pra fazer as coisas com delicadeza. Ser frágil e suave toma frieza, toma calmaria de espírito - e eu sou quente,
Você vê?

8 comentários:

  1. Eu vejo você.
    Mas, de tudo, quereria mesmo ver melhor a mim.
    Texto excelente. =)
    Um prazer vir aqui!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo seu texto!!!!O meu sonho na escola era poder me ver sob os olhos do outros por um dia.Hoje eu desisti disso.rs
    Sei tbm que o olhar dos outros não é unanime e extremamente confiável em relação à gente, já que pessoas diferentes enxergam aspectos diferentes de nós!:))

    Sempre bom passar por aqui!:)))Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. O olhar dos outros não é unânime nem determinista. Bom mesmo é viver de bem consigo mesmo e isso vai transparecendo sem a gente controlar. Só não dá pra entrar numa neura.
      Obrigada pelo carinho sempre! Beijos

      Excluir
  3. Palavras de uma sábia e delicada mulher, poderia eu compor uma música usando algumas de suas palavras?

    ResponderExcluir