terça-feira, agosto 30, 2011

✽ Em defesa de uma fonte ilegível

*Texto escrito a respeito da primeira fonte utilizada no blog (figura abaixo), a mesma usada nos títulos dos posts e das barra direita.




Meu amigo Felipe veio zelosamente, sem querer ser levado a mal, me aconselhar uma mudança de fonte para o blog. Esta fonte mesmo que você agora fixa os olhos ao decifrar esse meu texto.
"Está lindo, mas exige um certo esforço pra ler", resmungou. Concordei.


E expliquei-lhe minhas razões.
Toda vez que passo pelo blog eu lamento a letra ser assim, tão bonita quanto ilegível. Mas é um lamento daquele tipo em que se dá com os ombros como que dizendo "o que tenho eu com isso? o que posso fazer se a vida escolheu assim?".
Depois também me dei ao trabalho de convencer-me de que a não facilidade de leitura pode ser um acessório desconstrutivista às minhas sentenças, se é que faz sentido. Sei lá, é uma forma de quebrar a cadência da leitura mesmo, exigir mais devoção ao ato de ler. Com suor se escreveu, com suor se lerá.


Ora, o suor do leitor é moeda em alta, glorifica a obra. Todo poeta que se preza adereça os versos com um pouco de encravo. Afinal, o que são as palavras difíceis senão um atavio de ilegibilidade à composição? Porque o que o verso tem de obscuro, ele tem de bonito (nem sempre, estou em defesa dos meus versos, é por eles que advogo).


Além do mais, fico com pena dessa pobre fonte, que por não dar conta de ser boa fonte, fica rejeitada pelos demais. Como não me comover ao apelo de uma caridade? Como não ser movida a acolhê-la de uma vez por todas, encerrando-lhe a solidão? Nada e ninguém ficará desprezado enquanto eu puder afagá-lo. E que maior acolhimento pode ser maior que a chance de veicular palavras que a gente deu à luz no labor das letras?


Fonte, você é bem-aventurada! Vem suportar os meus versos!


9 comentários:

  1. Brilhante, Laura... Como sempre... rsrsr Virei fã!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fe! Engraçado como surgiu inspiração pra falar da fonte... não teria surgido se não fosse vc. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Excelente! Quanta bravura ao defender uma fonte. Ahh vou confessar; como minhas vistas não está lá aquelas coisas não posso exigir muito delas. Então o Word fica com o papel de facilitar a minha leitura! haha - E que todos os dias a Inspiração vem em você, e assim nos dar a maravilha de ler. E no que depender de mim, leitores você terá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah e sou eu, a Talita! :D

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, pois é Talita, eu me lembrei desse recurso de usar o Word mesmo! Sinceramente, eu faria a mesma coisa! rs
    Obrigada pela sua lealdade ao blog! É um prazer te ter de leitora!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Massaaaa!!! Tô fã!
    aliás, já sou, né? Só que agora não só da música, mas dos versos... Brilhante laurinha! Parabéns! Abração, Lu Honorata

    ResponderExcluir
  7. Sim, fonte bem complicada, de fato! Mas lindíssima, além de romântica! Mas mais do que isso, é lindo um blog que repete o movimento da mão, coisa que, na era do computador, ficou perdido... isso é uma lástima pra mim que sou uma pessoa oriunda das cartas. É bom chegar aqui no seu cantinho e ver (mesmo que agora seja só na barra lateral) um pouquinho de "manuscrEssência".

    ResponderExcluir
  8. Concordo! Perdeu-se a organicidade da escrita :(
    Defendi a fonte mas muitos reclamaram, tive receio de que o blog perdesse o apelo (a letra era ingrata msm, não dava pra ver as pontuações).
    Não tem jeito, qnd pede-se mais devoção, poucos querem.

    ResponderExcluir