terça-feira, agosto 30, 2011

✽ Tantas frases no mundo pra se amar

Essa semana li um post no blog da Mallu e resolvi comentar. Recomendei-lhe a canção "Imagination" da Bethany Dillon, cuja letra e música são uma delícia.
Mallu me deu a honra de sua resposta.

"Laura! Muito obrigada pela dica!
Adorei. Adorei a frase ”could you look at me with some imagination?".
Beijnhos e boas viagens filosóficas!".


Em resposta, não resisti à sentença dada por ela. "Boas viagens filosóficas". Sentenciada estava ao limbo da criação. E escrevi o que vem em seguida.

...

Eu também amo essa frase. Essa frase e muitas outras frases. Tantas frases no mundo pra se amar. Como não amar o árduo e engenhoso compor das palavras? Como não se deleitar no custoso esculpir das letras? Basta um verso de poesia que a alma se liberta num súbito fugaz de satisfação. Ah, o alívio das palavras bem domadas pra desabafar o peito amuado. Que beleza há no nomear dos suspiros do seio.

A palavra, essa rocha rebelde, resiste firmemente às mãos do poeta. Escapam-lhe entre os dedos os vocábulos... Ah, essa pedra dura que me dói a ponta do lápis! Se a subjugo, se expulsa de mim o engasgue indito. Quanta beleza calada na extremidade do grafite. Se a subjugo, insisto, se aquieta no fundo da emoção a profusão de existir - e que existência intensa essa que me cansa os rascunhos.
Fico cansada de engasgar sentimentos de mundo e logo me socorrem os lexemas.

Libertam-me as palavras.

Tal momento de libertação é tão eterno quanto o matar da sede com uma dose d'água. Por isso não há de cessar o arquitetar das palavras (e das melodias, e das cores, e das formas, das texturas, das loucuras) pra aliviar o coração. Pois o que é a arte senão o socorro dos doidos? Deixe-me combinar duas coisas bonitas pra me espantar os males. Dicionário, esse mar de essência.





*Este texto é uma extensão do comentário criado pro blog da Mallu Magalhães, http://www.mallumusic.com.br

5 comentários:

  1. Laura, querida... Você merece ler um livro que tenho... Da Madeleine L'engle, conhece? Walk on Water: Reflections on Faith and Art... Mudou minha vida... E merece também ler meu livro, que está em fase de revisão... Vou levar pra vc em BH, quem sabe já publicado (rsrsrs). Se vc puder/quiser, manda seu endereço q eu compro e mando pra vc. (Conheço um site americano q dá um livro pra alguém q não pode comprar pra cada livro q vc compra, então, estarei fazendo 2 boas ações ao mesmo tempo... rsrsrs). Continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo incentivo, Felipe!
    Eu não conheço esse livro, mas me interessa sim! Fico toda meio carente de tradição literária nesse período agora que estou parada com o curso de Letras. Mesmo que ainda leia alguns textos da faculdade...
    Quero muito ler seu livro também! Sobre o que é? Eu amo todo tipo de metalinguagem, não consigo me livrar de escrever sobre escrever. (Suponho que tenha alguma coisa a ver com isso já que você comentou nesse meu post super metapoesia).

    Não precisa mandar por correio que vai lhe custar, mas quando vier pra BH em novembro, traga pra mim! :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Resolvi dar uma olhadinha só porque um amigo me recomendou(Fileups)Que bom... é lindo, amei! Parabéns!
    Daniele Cavalcanti

    ResponderExcluir
  4. Achei tão bom que voltei só pra dizer; É lindo! Estou até agora me deliciando em suas palavras... amei!
    Daniele Cavalcanti

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz que você gostou do blog, Daniele! Muito obrigada pelo seu tempo em ler os textos... é muito significativo pra mim!

    Fique à vontade para visitar sempre que quiser.
    Abraço!

    ResponderExcluir